PLAYMOBIL®

História da Empresa


 1

 2

 3

 4

 5

 6

 7

 8

 9

 10

 11

 12

 13

 14

 15
1876

Andreas Brandstätter funda a empresa em Fürth, Baviera, e produz acessórios para caixas e fechaduras.

1908

O seu filho Georg sucede-lhe e muda o nome para geobra, um acrónimo feito a partir do seu nome, Georg Brandstätter.

1921

Mais tarde, a empresa muda-se para Zirndorf, onde atualmente se localiza a sede. Começam a fabricar cofres, telefones, caixas registadoras, todos feitos com folha de metal, para serem vendidos na Europa e no exterior.

1952

Quando Horst Brandstätter, o atual proprietário, se junta à empresa, inicia-se uma nova era. Este jovem dinâmico faz do plástico o seu material preferencial, realiza mudanças nas fábricas e na carteira de produtos, e procura novas oportunidades de vendas e novos mercados.

1958

O primeiro êxito foi  o “hula hoop”. Foi nesta altura que a empresa se expandiu, comercializando diversos brinquedos e produtos de lazer, todos feitos de plástico.

1970

A crise do petróleo e os baixos custos de produção de alguns países forçaram a empresa a atualizar-se. Horst Brandstätter cosiderou que era o momento perfeito para desenvolver a nova ideia de brinquedo de Hans Beck. O Sr. Beck é o criador de modelos – função correspondente ao atual designer de produto.

1974

Surge a PLAYMOBIL. Por indicação do seu chefe, Hans Beck trabalhava no desenvolvimento de um novo sistema de brinquedos desde 1971. A nova ideia de Beck está focada na figura de 7,5cm da PLAYMOBIL.

1976

A unidade de produção de Malta encarrega-se da produção das figuras PLAYMOBIL®, compostas por sete partes e montadas à mão. Atualmente, a maioria destas figuras são produzidas mecanicamente e a PLAYMOBIL® Malta tem uma capacidade anual de 100 milhões de figuras.

1980

Nos Anos 80, para fazer face ao aumento global da procura, a PLAYMOBIL® estabelece-se comercialmente em França, nos países do Benelux (Bélgica, Holanda, Luxemburgo), em Inglaterra, Itália, Canadá e nos EUA.

1990

Mudança das áreas de Desenvolvimento, Marketing e Vendas para a nova sede, no valor de 50 milhões de marcos alemães, em Zirndorf. Nas imediações, abre a área de exposição e de brincar – o início do PLAYMOBIL® Fun Park.

2000

Abertura do PLAYMOBIL® Fun Park em Zirndorf, ao lado da sede da companhia. Fiel ao seu lema “Ser ativo”, este incomparável mundo de brincar em tamanho real incentiva as crianças a desfrutarem de toda a ação e aventura do parque temático.
Geobra Brandstätter inicia atividade num novo setor, com a marca LECHUZA. Não demorou muito até os vasos de auto-rega se tornarem na segunda linha de negócio da companhia.
O proprietário, Horst Brandstätter, designa um sucessor para dirigir os negócios, Andrea Schauer, mas continua a desempenhar um papel empreendedor.

2004

A PLAYMOBIL® celebra o seu 30º Aniversário. Já há muito  tempo que é considerada um clássico no mundo dos brinquedos.

2010

As vendas globais da PLAYMOBIL® ultrapassam a “marca do meio milhão“ pela primeira vez, com um volume de negócios de 507 milhões de euros. A Geobra Brandstätter é o maior produtor de brinquedos da Alemanha, com uma quota de mercado de 8%.

2012

Ao longo das décadas anteriores, Horst Brandstätter tem investido continuamente nas fábricas. Em 2012 , entra em funcionamento um novo espaço de armazenamento em altura e uma nova unidade de produção de injeção de moldes, em Dietenhofen, com um custo de 25 milhões de euros. Estão previstos mais investimentos, no valor de 100 milhões de euros, para 2013.
Com 531 milhões de euros em 2012, as vendas globais da PLAYMOBIL® ao retalho atingem um novo record. O volume do grupo cresceu 5,3%, para 591 milhões de euros. Além da principal fábrica em Dietenhofen, na Baviera, o grupo inclui outras unidades de produção na Alemanha, em Malta, na República Checa e em Espanha, doze filiais  PLAYMOBIL®, bem como a produção e venda de vasos LECHUZA. Em todo o mundo, o Grupo Brandstätter emprega mais de 3.700 pessoas em 2012.

2014

As figuras Plamobil comemoram o seu 40º aniversário.